quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Os "campi" de Veneza


  Decidi falar um pouco sobre o que se chama "campo" em Veneza para servir de contraponto, de contraste, sobre o que eu falei sobre a Piazza di San Marco. A Piazza di San Marco é a "praça" (piazza) por excelência: ela é grandiosa, magnífica, imponente, como uma grande praça de um centro administrativo poderoso deve ser. Porém, não se trata disso. Veneza não é feita só de canais e pontes. Margeando um canal, uma passarela, de repente, você vai cair num outro tipo de praça, que eles chamam de "campo".


Campo San Polo Venise





   







Neste post então vou falar sobre os campi de Veneza...




   Não sei porque, em Veneza, a única praça que tem a definição de "piazza" no seu nome é a Piazza di San Marco...enquanto as outras praças são chamadas de "campo". (eu não sei o motivo, espero que alguém me explique: você pode usar o espaço dos comentários para me dizer se você souber a resposta). E eu percebi que em Roma é o contrário, todas as praças recebem o nome de Piazza, enquanto apenas uma recebe o nome de "campo" ( o Campo di Fiori). Qual será o motivo da confusão? Não importa, estamos na Itália, lembra? Lá algumas coisas simplesmente parece não fazer sentido para ninguém, exceto para eles mesmos.

De qualquer forma, os campi ja fazem parte da vida cotidiana de Veneza, alguns deles como o Campo San Polo, existem na cidade há séculos, e muitos precedem até mesmo o mais famoso deles, a Piazza di San Marco....





Então, uma das coisas que eu percebi é que em Veneza, todo mundo gosta de se apinhar exatamente no mesmo quadradinho..exatamente naquela área que vai desde a Piazza di San Marco até a Ponte Rialto.




Mas de repente, você perde a trilha....e perde-se em Veneza. Não é um perder-se de verdade..é quase um flanar (se você estivesse em Paris, esse seria o verbo certo a utilizar, mas não em Veneza, lá é outra coisa, talvez serpentear...). Eu sempre falei daquele coeficiente de indeterminação que deve haver numa viagem: de repente você vira uma esquina, e depara-se com um lugarzinho especial: um café, uma lojinha, etc. No caso, em Veneza, acho que seria essa a sensação quando você encontra um "campo".














Um campo em Veneza é diferente de tudo que você vê em outros lugares. São quase como espécie de oásis a céu aberto. É um lugar tão tranquilo que nem dá pra descrever....achar um campo é como descobrir um tesouro escondido, um jardim secreto. Mas por mais que eu soubesse mais ou menos onde se localizavam alguns deles, eu nunca conseguia achá-los deliberadamente, quando eu quisesse...é porque eu ainda não estava suficientemente familiarizado com a forma de circulação dentro de Veneza, eu simplesmente me perdia no meio daquele amontoado de vielas...Mas eis que quando eu não estava esperando, de repente eu viro numa ruazinha, e dou de cara com um campo....é muito legal.


São nesses espaços que você vai encontrar o "veneziano de verdade", no seu momento de lazer...ou sossego.
Algumas vezes, dobrando uma ruazinha, você vai dar de cara com um campo, que sequer parece ter nome, onde estão montadas umas mesinhas ao ar livre, com um restaurantezinho ou uma osteria,  e de noite eles colocam umas velas, e fica muito bonito:








Nos campos, você vai ver os jovens universitários de Veneza, mamães com seus carrinhos de nenem, crianças brincando com triciclos, velhinhos sentados, etc..é um clima totalmente diferente da movimentada Piazza di San Marco. No campo, parece que o tempo parou...


Como a maioria dos campi venezianos, o programa mais legal é você chegar pelo fim da tarde, quando as crianças saem da escola, você vai vê-los brincando tranquilamente na praçinha, com seus brinquedos, etc,








Outras vezes, muitos campos, tem apenas um patiozinho e uma igrejinha...e ele vai terminar numa daquelas escadarias que só existe em Veneza, ou seja, naquelas escadinhas que vão terminar no Grande Canal...ou num canalzinho qualquer. Aí você pode ficar sentado, olhando as gôndolas passarem...isso traz uma tranquilidade incomparável.
É porque sempre dizem que Veneza não te proporciona aquele momento intimista sabe, aquele que você pode sentar num lugar e curtir a cidade à vontade. É claro que se você estiver perto da Estação Santa Lucia, da Ponte Rialto, da Ponte dos Suspiros ou da Piazza di San Marco, você nunca vai sentir isso.


Mas experimente andar alguns minutos a esmo: de repente você pode encontrar um desses campos.

Quer sair um pouco daquele clima "turistão com camiseta florida e câmera na mão" e conhecer espaços mais autênticos de Veneza, fica a minha dica: tente encontrar um dos diversos campi de Veneza.
Eu não vou falar como chega em cada um, porque você pode ver no google maps facilmente. (na medida do possível, vou indicar em que sestiere de Veneza está o campo que eu citarei aqui) Até porque não existe muita lógica para você achar estes lugares...parece aquela história de lugares esotéricos que você primeiro precisa perder-se e ficar desorientado para achar. Olhando no mapa às vezes parece ser fácil para encontrar, mas você acaba se perdendo no caminho... 

Por exemplo, eu não conseguia achar o Campo Santa Margherita, que é relativamente próximo da estação Santa Lucia. Mas eis que eu estava andando perto da Ponte Rialto e eu ouço um diálogo bem pertinho de mim entre duas senhoras quarentonas, algo meio parecido com isso: - Você vai até Santa Margherita? - Sim, eu preciso comprar um....(não entendi o que era)?....E por milagre de San Marcos, eu misteriosamente fui guiado (perseguindo duas senhoras inocentes) até o tal do Campo Santa Margherita. Eu tenho um pouco de vergonha de contar como eu fiz isso, eu poderia ser preso e deportado (pois as persegui por um bom trecho da cidade). Ainda bem que ninguém notou.


O legal é que alguns desses campos são tão escondidinhos, que você acaba chegando até eles pegando um calle bem estreitinha, que mal cabe uma pessoa: isso dá uma sensação ainda mais bonita quando você chega assim, e vê um campo dentro de Veneza, um espaço todo aberto e tranquilão...



     Felizmente quase todos esses campos estão entre a região de Santa Croce, San Polo ou San Marco. .. (os campi mais longe estão em Dorsoduro, mas nada muito difícil de encontrar) . Então não é necessário ir em nenhuma zona portuária, pegar uma balsa, motonave, traghetto ou andar por quilômetros até chegar lá. Pode ser que você não encontre todos eles, mas de repente, se você esbarrar num desses lugares, fique um pouquinho lá, vale a pena, ouça o barulho das crianças, curta a água fresca de uma fontezinha, o ventinho que corre no seu rosto, olhe as frutas e verduras de um pequeno mercado local, veja o que Veneza é, fora dos pontos turísticos - você vai ter uma outra experiência em Veneza.



1. Campo Santo Stefano:




O Campo Santo Stefano, também conhecido como Campo Francesco  Morosini é um dos maiores de Veneza. Ele encontra-se bem pertinho da Ponte dell´Academia. Encontra-se na região de San Marco, uma das mais agitadas de Veneza, mas é um espaço tranquilo. Antigamente neste lugar acontecia uma antiga tradição de Veneza: a corrida dos touros. Hoje em dia essa tradição não resistiu devido aos inúmeros problemas que causavam, e o lugar é um espaço tão tranquilo que mal dá para imaginar que isso acontecia ali.


No Campo Stefano você vai encontrar a igreja de Santo Stefano, uma igreja gótica com telhados de madeira. É uma área toda cercada por grandes casarões e palácios.















2. Campo San Barnaba:



Na minha opinião o Campo San Barnaba é um dos mais bonitos de Veneza. Ele estã na região do Dorsoduro, numa parte onde não tem muito movimento.


Neste campo você vai ver a imensa igreja branca de S. Barnaba, e a ponte homonima:






E sabe o que é legal? Bem pertinho dali, na Calle Lunga S. Barnaba, um canalzinho estreito com passarelas dos dois lados, foram filmadas algumas cenas do Indiana Jones e  a Última Cruzada:


3. Campo San Trovaso:



O Campo San Trovaso também encontra-se no sestiere Dorsoduro. É uma praça bem tranquila e praticamente deserta. Ali perto você vai ver umas docas onde são fabricadas as gôndolas. 


     Mas o que é mais impressionante é a Chiesa di San Trovaso que foi construído no século XI pela família Barbarigo e Caravella.
       



campo san trovaso






     Na Chiesa di San Trovaso você vai ver duas entradas exatamente iguais. Uma entrada pelo Campo San Trovaso, e outro pelo canal. Conta-se que a existência dessas duas entradas eram necessárias para separar duas facções rivais que existiam em Veneza, os Castelanni e os Nicolotti. Essas duas facções andaram quebrando o pau por lá...e cada uma tinha que entrar por uma dessas portas, senão dava briga.








4. Campo Santa Margherita:



O Campo Santa Margherita também é um lugar especial dentro de Veneza. É uma praçinha que existe em Veneza desde o século XIX. Antigamente ali existia uma igrejinha de mesmo nome, que foi demolida. Ela está na região de Santa Croce, muito próximo de pontos conhecidos de Veneza como a Estação Santa Lucia e a Piazalle Roma. No entanto, pela proximidade com a Universidade de Veneza, você vai ver muitos barzinhos ali, com muitos jovens e universitários que aglomeram nessa praça no cair da tarde, é um lugar muito gostoso para você ficar ali, sentado num banquinho, curtindo o visual.








5. Campo San Zanipolo

Este é um dos campos que fica um pouco afastado da região mais conhecida de Veneza que concentra-se entre Santa Croce, San Polo e San Marco. Ele encontra-se na região de Castello.



Ali você vai encontrar a imensa Basílica de San Zanipolo, uma das maiores construções eclesiásticas de Veneza, dedicada a São João e São Paulo. Era ali que eram enterrados os dodges de Veneza, com toda a pompa que a circunstância exigia.








E grudadinha com a Basílica, você vai encontrar a Ospedale Civile.  Uma espécie de hospital público. Se durante a sua viagem, você não passar bem, é para ali que você vai ser mandado.


Campo Zanipolo Venise





San Zanipolo é uma praça bem imponente e solene....


Campo Zanipolo Venise







6. Campo San Giacomo dell Orio



A simpática praça chamada San Giacomo dell Orio foi a que eu passei mais vezes, porque estava no caminho que eu memorizei para encontrar a Piazza di San Marco. Quando eu a via, eu sabia que estava perto do meu hotel. Essa praça foi especial para mim pois eu consegui sentir bem o que é um campo em Veneza, passando por ali diversas vezes ao dia. Este campo encontra-se no sestiere Santa Croce já pertinho da Ponte degli Scalzi.



No centro dessa praça você vai encontrar a Chiesa San Giacomo dell´Orio, construída no século XIII.


 Uma das possíbilidades do nome é que perto havia um pé de louro (dell´Orio).
Algumas das colunas que estão dentro da igreja foram trazidas pelos venezianos durante a IV Cruzada.











7. Campo Stae

      Andando sem rumo por Veneza, eu encontrei o Campo Stae. Ali, em frente a Chiesa di San Stae, eu encontrei uma escadaria que se abria para o Grande Canal, e você conseguia ver um enorme paredão de prédios do outro lado...Só de ficar parado ali olhando os vaporettos, motoscafos e gôndolas já vale a pena estar em Veneza.

    Depois de caminhar muito por Veneza, o dolce far niente simplesmente tomou conta de mim. Fiquei ali sentado (esparramado, seria a palavra certa), e fiquei curtindo o barulho das águas do Grande Canal, o vento soprando levemente no rosto...são coisas que você só consegue sentir estando ali...






E olha que esse nem foi o lugar mais bonito que eu vi em Veneza. Sei lá, simplesmente eu sentei ali e gostei. Não precisa de explicação.




8. Campo San Polo:



Acho que depois da Piazza di San Marco, o Campo San Polo é a praça que tem mais movimento. Essa praça tornou-se muito significativa em Veneza quando os mercadores pobres foram expulsos da parte mais nobre de San Marco e foram enviados para esse lugar....










Hoje em dia ela concentra, digamos, a parte mais cultural de Veneza, os eventos, apresentações, etc.




Por exemplo, durante o Carnaval de Veneza vai ser comum você encontrar pessoas trajadas a caráter nessa praça. Nesta época o Campo San Polo é uma das áreas mais procuradas pelos turistas.




E durante o Festival de Cinema Veneza (que acontece na verdade na ilha de Lido), é montado um imenso telão onde são exibidos alguns filmes da mostra.







Quando eu fui para Veneza, aquele telão ainda estava montado lá..mas não sei se ia ter alguma coisa de noite, eu não voltei lá mais tarde, então não vi nada, vi uma praça comum....com gente sentada, crianças brincando, etc.









Então fica a minha dica. Quando você se cansar da confusão e burburinho da região da Piazza di San Marco, comece a caminhar pelas ruazinhas mais tranquilas. Procure um cantinho só para você. Veja como os venezianos passam seu tempo com os filhos numa praçinha....Você vai descobrir uma Veneza dentro dde Veneza. Um passeio pelos campi de Veneza é uma experiência sensorial incrível. Preste atenção no barulho das crianças, na conversa animada dos universitários, percorra as feirinhas locais, ou pare para tomar um gelato ou uma birra...




O legal é que tudo em Veneza está concentrado basicamente em poucos metros quadrados. Então é possível ver tudo em pouco tempo, e ainda resta muito tempo em Veneza para você fazer coisas desse tipo..fica a sugestão: conheça pelo menos um desses campos em Veneza que eu falei acima. Você vai gostar.












0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...