sexta-feira, 26 de outubro de 2012

As relíquias de Siena


  





     Todo mundo que viaja com pouco tempo ou com a grana contada sabe que para incluir algo no roteiro é preciso abdicar de outra coisa. Foi assim comigo. Siena não estava nos meus planos. Eu decidi ir para lá em plena viagem, no último momento.. 

    A ideia surgiu no meu primeiro dia em Florença, quando eu percebi que essa cidade era minúscula... e muitas coisas que eu pensava que estava longe, era mais perto do que eu imaginava.
   Então, se eu pude percorrer toda a cidade de Florença, que é uma das maiores da Toscana,  em poucas horas, talvez eu pudesse incluir uma cidadezinha à mais no meu roteiro. 



     Mas para isso, eu teria que abdicar de alguns passeios importantes que eu havia planejado fazer em Florença: um dia inteiro fora de Florença iria me custar uma visita ao Giardino Boboli e (a muita custa) um ingresso para a Galeria Uffizi. Mas não me arrependo das escolhas que eu fiz, nem daquelas em cima da hora como essas. Você sempre perde aqui e ganha alolá, mais para frente...tudo depende do que você sente que realmente quer fazer...são pequenos insights que te dão na hora mesmo.


    Se eu estava disposto a sacrificar meu curto tempo em Florença em prol de uma cidadezinha na Toscana, foi dificil decidir qual seria: entre tantas opções como Montepulciano, Volterra, Cortona, Azzero, Collodi, Grosseto, etc - eu acabei me decidindo por Siena.

     E foi assim que numa bela manhã, sem planejar nada, sem conhecer nada previamente e nem montar um "dossiê" (como eu costumo fazer), coloquei minha mochila nas costas e fui até Siena.

UMA RIVALIDADE HISTÓRICA

     Siena já foi uma cidade muito importante da Toscana e tem uma rivalidade histórica com a cidade de Florença.
Florença, todos sabem, era a cidade mais poderosa da Toscana, berço do Renascimento. Cidade riquíssima controlada pela poderosa família Medici. Siena também era uma grande cidade naquela época. Ela fazia parte da rota de peregrinos que ia de Canterbury na Inglaterra até Roma, passando pela França e Itália, a  Via Francigena.


Siena floresceu como uma cidade em que os peregrinos parava para trocar as "letteras di cambio". A cidade cresceu em torno das atividades bancárias, que é forte até hoje.





    Siena e Florença, crescendo vertiginosamente, começaram a rivalizar entre si sobre o controle da região. Eu já contei sobre como eles resolveram o litígio sobre o controle da região de Chianti: ficou combinado que ao cantar do galo, um cavaleiro de cada cidade sairia de sua origem e cavalgaria em direção à cidade rival, no ponto em que eles se encontrassem seria definido a fronteira. (Veja o que aconteceu no meu post sobre os vinhos de Chianti)


   Mas a rivalidade entre Siena e Florença ia além da rivalidade local. No século XIII Siena era dominada pelos Gibelinos, fazendo aliança com Pisa. Enquanto Florença foi comandada pelos Guelfos. A rivalidade histórica entre Siena e Florença foi potencializada assim por uma luta entre facções políticas que se estendeu por toda a Itália.

   COMO CHEGAR

    Partindo de Santa Maria Nouvella em Florença e pegando um trem regional, dá pra chegar até Siena em cerca de 1h30. Para comprar um biglieto do trem regional pode-se comprar no guichê da estação, mas em qualquer tabbacheria  também é possível comprar. 


    O trens regionais que eu peguei na Itália eram bem tranquilos: apesar de lentos e barulhentos, a viagem era bem agradável...

     Quando você menos espera já está na estação de Siena...





     A REGIÃO DO CHIANTI CLÁSSICO

   Uma das grandes vantagens do roteiro que eu escolhi entre Florença e Siena é que essa região é linda. A região entre Florença e Siena é bastante conhecida por ser a região onde se produz o Chianti Clássico. Eu já contei num post anterior sobre o sabor do Chianti e de como essa região foi alvo de disputas entre as duas cidades. 

   Esta região é uma das mais bonitas da Itália, no caminho você vai ver umas colinas repletas de cipestres, campos verdinhos, plantações de girassóis e principalmente as plantações de uvas do tipo sangiovese que se espalham pelos campos. É de chorar de emoção quando você percorre aquelas paisagens belíssimas, apreciando da janela do trem....algo que eu nunca vou esquecer...



   COMO CHEGAR ATÉ O CENTRO DE SIENA

   Siena foi a única cidade da Toscana em que eu tive que pegar um ônibus entre a estação de trem e o centro histórico da cidade. As outras cidades que eu visitei geralmente você saía da estação e já caía bem perto dos pontos turísticos.

   Não que Siena seja enorme...em pouco tempo você já se organiza e pega o jeitinho. Mas o fato me pegou desprevenido, por eu não ter me preparado e não saber para onde eu ia. 

    Na estação de trem de Siena, tem que descer no subsolo, que é onde há os ônibus que te levarão para o centro da cidade. A estação ferroviária de Siena fica à uns 2 km do centro histórico da cidade. Mas o percurso dura só uns 15 minutos.

Eu me bati um pouco naquelas maquininhas eletrônicas para comprar o ticket, pois não havia guichê lá no ponto de ônibus. Mas como havia vários turistas lá perdidos também, cada um foi ajudando os outros, no fim todo mundo se achou...


    O ticket pode ser comprado nas maquininhas na estação. E na volta não se esqueça, você pode comprar um ticket numa tabbacheria...



   Para ir até o centro histórico de Siena, você deve pegar as linhas 8,17 e 77....Essas linhas vão te deixar numa praçinha bem ao lado do centro histórico...na Piazza dei Sale.
Para voltar você deve pegar o ônibus nesta praça e parar na Ferrovia:



    
  Pronto. Depois de pegar o ônibus da estação até o centro, é só curtir o passeio...


      PERDENDO-SE PELAS RUAS MEDIEVAIS E LADEIRAS DO CENTRO DE SIENA

   O centro de Siena é muito bonito, ele é todo cortado por ruazinhas medievais...Apesar de Siena ser uma cidade grande para os padrões da Toscana, não é difícil de andar ali..basicamente tudo vai te levar ou para a Piazza del Campo ou para o Duomo....





   De vez em quando você vai perceber que várias construções medievais foram construídas sobre a ladeira. É que Siena foi toda construída sob uma área cheia de colinas. Então, você vai dar uma boa de umas pernadas por lá...




     Em algumas lojas, você vai ver frutas fresquinhas....
e produtos típicos da Toscana, de dar água na boca..(o cheiro dos temperos, então, nem se fala)


  





     

     E numa parede, você pode encontrar alguns souvenires muito legais...




   
   Ali realmente o coração bate mais forte pela Toscana...


   SIENA, PATRIMONIO DELL´UMANITÀ

    O centro  de Siena foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Dá para entender porquê...Siena é toda cheia de relíquias...a maioria delas eu não consigo explicar..elas são feitas de cheiros, cores,  sabores..de repente, uma luz bate diferente na parede ou numa janela, e você fica admirando...outras vezes, você pára numa ladeira, olhando como as pessoas estão subindo por ela...ou ainda, sentado na Piazza del Campo, você fica olhando uma criançinha andando despreocupadamente, brincando...e também as vozes e a conversa animada que brota das ruas...a maioria desses "tesouros" você sequer consegue explicar, elas não estão registradas naquelas fotos que você tira em frente à um monumento...elas estão guardadas em sua memória.




Vou falar um  pouco então sobre o que você pode ver andando no centro histórico de Siena. Por ser uma cidade pequena, mas muito bem preparada para o turismo, Siena - que muitas vezes é esquecida do roteiro dos viajantes - lhe oferece uma experiência muito mais imersiva...lá você sente o gostinho de estar na Toscana.

A Piazza Salimbeni

   Bem no começinho, quando eu começei a andar pelas ruas de Siena eu passei na frente da Piazza Salimbeni. Ali está o Banca Monte dei Paschi di Sienaum dos bancos mais antigos do mundo ainda em funcionamento.



   No centro da praça está uma estátua de Sallustio Bandini.
   Esta região, desde a Idade Média, caracterizava-se pela intensa atividade financeira e comercial.

   A Piazza del Campo

   A Piazza del Campo - também chamada apenas de Il Campo -  é o coração de Siena.
Siena foi construída sobre uma área de  grandes colinas, e a Piazza del Campo está situada na parte baixa, bem na confluência de três colinas. A cidade forma uma espécie de "ferradura" em torno da praça, a qual se tem acesso por grandes portais. 

   Você vai descendo por umas ladeiras, até se deparar com uma imensa praça aberta..no meio daquelas vielas...





   A praça ganhou importância porque foi através dela que cresceu a Siena medieval. Era uma área de intenso comércio e atividades financeiras. Ali também se firmou o poder administrativo.
   Siena ainda preserva intactos muitos edifícios da época renascentista nesta parte da cidade...

   Quase não dá pra acreditar. Você está andando por vielas estreitas...e de repente, você cai num campo limpo, aberto...



   O Palazzo Pubblico, com sua torre vistosa (Torre del Mangia), é a construção mais impressionante da Piazza del Campo...lá de longe já dá pra ver...

















   Nesse grande campo que se abre, o mais gostoso mesmo é ficar sentado ali. no chão mesmo:

  Mas o legal mesmo é que numa tarde ensolarada, ao meio dia, com o sol quente, o pessoal aproveitava exatamente embaixo da sombra da Torre del Mangia para pegar uma sombrinha:








      
     Era para ser a maior igreja da Itália.... O Duomo di Siena

    Um dos lugares mais bonitos de Siena é sem duvida o seu Duomo. O Duomo geralmente é concebido para ser uma construção para te deixar de boca aberta..É assim em toda a cidade da Itália. Mas no século XIII quando Siena vivia o seu auge, pretendia-se fazer uma igreja nesta cidade que seria maior do que a Igreja de Santa Maria del Fiori de Florença, e até mesmo maior do que Roma. 

    Acontece que logo depois veio a Peste Negra...e no século XIV sem dinheiro e nem carpinteiros para terminar a construção, ela teve que se contentar com uma igreja de dimensões mais modestas.

    Ela não é nem de longe a maior catedral do mundo que se queria construir, mas com certeza é uma das mais bonitas da Itália....






 Essas igrejas são foda...tem tantos detalhes que você passa horas olhando aquele lugar...cada cantinho tem uma particularidade, uma estátua, um ornamento....









    Quando eu fui lá, tinha alguns estudantes de arte (eu suponho) fazendo uns rabiscos, sentados nas escadarias...




  A Basílica di San Domenico

   E lá de cima de uma das colinas de Siena, dá pra ver lá no fundo a Basílica di San Domenico, já meio que fora do centro  da cidade...

Chiesa di San Domenico


     Esta igreja é importante para a cidade, pois preserva as relíquias de Catarina de Siena, canonizada em 1461 e constitui, junto com São Francisco, uma das grandes padroeiras da Itália....

Ritratto di Santa Caterina da Siena: Patrona d'Italia e Patrona d'Europa

     O PALIO DI SIENA



    Mas a cidade é muito conhecida por causa do famoso Palio di Siena. Uma corrida alucinante de cavalos, que arrebata os corações dos habitantes da cidade e atrai para lá todo ano, milhares de pessoas. Este evento ocorre desde o século XVII e é uma comemoração em honra a Nossa Senhora.








O Palio di Siena acontece em duas datas diferentes: dia 2 de julho e dia 16 de agosto...

Nesta época, a Piazza del Campo fica cheia de gente....





Cada bairro (que é chamado de contrade) de Siena é representado com suas cores, bandeiras e trajes tradicionais (chamados de "monturas") e desfilam pelas ruas de Siena.





 Mas a hora do "fervo" (essa é uma gíria curitibana)  é quando soltam os cavalos, eles se atropelam, vale tudo...ganha quem der 3 voltas em torno da praça...
O legal é que mesmo que o jóquei caia do cavalo, continua valendo...




O ganhador de cada corrida ganha um "palio" um estandarte exclusivo que é criado cada ano por um artista da cidade...





*** Mas se você tem vontade de conhecer, aproveite agora, pois depois que proibiram as touradas na Catalunha, o Palio di Siena é o próximo...já tem gente lá na Itália - e também fora dela - querendo acabar com o palio.



Mesmo fora da época, você vai encontrar referências ao Palio, andando pelas ruas....






Primeiro porque você encontra vários estúdios que exibem fotografias das corridas na vitrine...














E os souvenires também remetem à isso..em qualquer lojinha de souvenires você pode comprar os estandartes com as cores do Palio di Siena...





  E se você reparar bem, vai perceber que em algumas ruas, as janelas exibem orgulhosamente as cores do seu bairro. Infelizmente não percorri todos os contrades de Siena, mas acredito que a paixão seja parecida em todo lugar...





Enfim....
Para quem nem ia para Siena, até que foi uma manhã bem  divertida....





0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...